O Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) marcou presença no Congresso ABRASCO 2025 , com a participação presencial dos professores Ivan Torres Pisa, Maria Elisabete Salvador e Luciano Rodrigo Lopes, destacando-se com uma série de trabalhos focados nas áreas de Saúde Digital, Telessaúde e qualificação profissional para o Sistema Único de Saúde (SUS). As contribuições abrangem desde a avaliação de competências digitais até o uso de Inteligência Artificial para adaptação de instrumentos de saúde.
Um dos pontos da participação do DIS foi a ampla divulgação do projeto Teste de Inteligência Digital em Saúde (Teste IDs), coordenado pelo professor Ivan Torres Pisa. O projeto, financiado pelo CNPq, visa avaliar a literacia digital de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e subsidiar ações de educação permanente. Quatro trabalhos distintos detalharam o escopo e os resultados do projeto:
Avaliação da Literacia Digital de Profissionais da Atenção Primária em Saúde: Apresentado por Gilberto Vieira Branco, o trabalho detalhou o desenvolvimento do instrumento de autoavaliação Teste IDs APS, baseado na norma IEEE 3527.1. O estudo, que já está em sua terceira fase, busca identificar as competências digitais existentes nas equipes de saúde para fortalecer a atuação no SUS Digital.
Utilização do Processamento de Linguagem Natural na Adaptação de Instrumento de Avaliação: Roberta Eduarda Grolli relatou a experiência inovadora de usar Processamento de Linguagem Natural (PLN), especificamente o modelo GPT-4o do ChatGPT, para adaptar a linguagem do Teste IDs. A metodologia permitiu criar exemplos mais homogêneos e aderentes à realidade da APS brasileira, utilizando prompts personalizados e a criação de personas para moldar a atuação da IA.
Catálogo de Recursos de Aprendizagem para Apoiar a Avaliação da Inteligência Digital em Saúde: Isabelle Aguiar Prado descreveu a construção de um catálogo de 66 ofertas educacionais (cursos, objetos de aprendizagem e especializações) alinhado às competências avaliadas pelo Teste IDs. O objetivo é fornecer recomendações personalizadas de capacitação, potencializando a formação da força de trabalho do SUS.
Entre Alfabetização, Letramento, Literacia e Inteligência Digital em Saúde: Em uma análise conceitual, Gilberto Vieira Branco sistematizou os conceitos de competências digitais, evidenciando a gradação entre eles e a importância de uma compreensão clara para qualificar políticas de formação profissional e subsidiar instrumentos como o Teste IDs.
Outras contribuições importantes do DIS reforçaram o papel da Unifesp na disseminação do conhecimento em Saúde Coletiva e Digital:
•Curso Pré-Congresso sobre Telessaúde: A professora Maria Elisabete Salvador foi proponente do curso pré-congresso "MC14.10 - TELESSAÚDE NO SUS: INOVAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E IMPACTO NA SAÚDE COLETIVA". O curso contou com a participação de diversos professores da Unifesp, como Claudia Fegadolli, Maria Gabriella Simões, Luciana Surjus, Maria Cristina Gabriellon e Rosangela Chriguer.
•Qualificação em Saúde Digital: A professora Bete Salvador também participou com um pôster sobre o "Panorama nacional da qualificação profissional em saúde digital", apresentado por Juliano S. Gaspar, que aborda a necessidade de formação contínua na área.
•Inovação na UNA-SUS: A professora Maria Elisabete Salvador apresentou o pôster "Boletim de atividades semanal como inovação na qualificação de médicos de família e comunidade da UNA-SUS Unifesp", tendo como outros autores os professores Rita Maria Lino Tarcia e Paulo Bandiera-Paiva. O trabalho demonstra o compromisso da universidade com a educação permanente e a inovação pedagógica no âmbito do SUS.
A participação do DIS/EPM/UNIFESP no ABRASCO 2025 reforça o papel da instituição como um polo de excelência e inovação, contribuindo diretamente para o avanço da Saúde Digital e a qualificação dos profissionais que atuam na Atenção Primária e no SUS como um todo.