Uso da telessaúde como estratégia para a melhoria dos sistemas de saúde público e privado

Confira como a tecnologia pode contribuir com a realidade da saúde no Brasil

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo telessaúde diz respeito à oferta de serviços de atenção à saúde em situações geográficas críticas. É realizada por profissionais de saúde que se utilizam das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para a troca de dados de apoio para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. Também se beneficia desse aspecto para a condução de pesquisas e avaliação e para a educação continuada de provedores e de profissionais de saúde com a meta de promover a melhoria da saúde dos indivíduos e das comunidades.

O termo também pode ser resumido como “uma nova maneira de pensar os processos de saúde, quebrando a barreira da distância, usando as tecnologias da informação e telecomunicação”.

Em recente edição da Resolução CFM nº 2.314, de 20 de abril de 2022, e na Portaria GM/MS 1.348, de 2 de junho de 2022, há uma importante atualização da definição de telessaúde como o exercício da saúde mediado por tecnologias digitais, de informação e de comunicação (TDICs), para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde. Enquanto o termo telemedicina é específico para a medicina e se refere a atos e procedimentos realizados sob responsabilidade de médicos, a telessaúde é ampla e abrange a todos os profissionais da saúde. Em extensão as definições teleodontologia, telefonoaudiologia etc. representam sua aplicação específica nas diferentes áreas da saúde. Por exemplo, a telenfermagem tem avançado continuamente no Brasil principalmente depois da resolução do COFEN nº 696/2022 que autoriza e normatiza a teleconsulta de enfermagem.