Objetivo: Oferecer um treinamento e qualificação profissional sobre o Modelo de maturidade de serviços de telessaúde (TMSMM.br) (https://tmsmm.app.br) desenvolvido para apoiar na avaliação do estágio corrente da maturidade de núcleos de telessaúde no contexto brasileiro. O modelo TMSMM.br proposto representa um modelo teórico que possibilita que núcleos de telessaúde, ou organizações similares que estejam ofertando serviços públicos ou privados de telessaúde, possam identificar e comparar características essenciais e seus estágios de maturidade com outros núcleos. Tendo como base técnica relevantes modelos disponíveis na literatura internacional, normas federais e ferramentas brasileiras e estrangeiras, que tratam da avaliação de maturidade na área de telessaúde e da saúde digital, TMSMM.br provê um conjunto padronizado de requisitos ordenados nos domínios temáticos estrutura, organização, usuário, operação e comunidade para os serviços de consulta, consultoria, diagnóstico, tratamento e encaminhamento, formação e capacitação, controle social e comunicação, rede de atenção à saúde, e pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O modelo TMSMM.br é de domíno público, publicado na literatura e disponível em uma página web de acesso público.
O curso Formação de empreendedores para Tecnologia e Informática em Saúde tem como objetivo despertar nos participantes interessados em seu aprimoramento pessoal e profissional uma postura empreendedora, isto é, gerar a capacidade de pensar "fora da caixa", de expandirem seus pensamentos para além de uma "zona de conforto" e, dessa forma, motivá-los a construir projetos e desenvolver ideias de novas soluções para os problemas reais na área da saúde e bem estar.
Ementa: Para onde direcionar o seu foco; Empreendedor versus Empresário; Foco mercadológico ou dispersão comercial; Forças invisíveis que dificultam os negócios; Encontre pessoas que acreditam no seu negócio; A arte de iniciar o seu negócio; Estratégias para conquista de clientes; Passos rumo ao sucesso; Confecção de um projeto Fapesp PIPE Fase 1; Desenvolvimento de pitch para apresentação de projetos.
O curso “Formação de designer instrucional para simulação virtual na área de saúde” tem como objetivo complementar a formação dos profissionais educadores que trabalham com o treinamento e capacitação dos profissionais de saúde, desde nível técnico, passando pela graduação e residência médica. O foco está na melhoria da jornada do aluno, promovendo a inserção da simulação virtual e personalização do aprendizado como ferramentas para aprimorarem o processo de habilidade e atitude dos alunos, além de promover uma melhoria na retenção do conhecimento.
Ementa: Introdução à tecnologia educacional para qualificação e avaliação continuada; Noções sobre o C.H.A e processos andragógicos; Visão geral sobre simulação e realidade virtual; Aplicação de metodologias ativas: Problem Based Learning e Ensino Híbrido; Uso de personalização do aprendizado; Criação de trilha de aprendizagem; Método de validação; Indicadores de impacto na jornada do aluno.
Saiba mais clicando aqui
Os recursos educacionais abertos, desenvolvidos em meio digital e em parceria com outros departamentos e grupos da UNIFESP, tem como objetivo oferecer informações a estudantes, profissionais da saúde e à comunidade em geral.