24/04/2025 - Alunos vivenciam o futuro da medicina em visita a centro de treinamento de cirurgia robótica, unindo teoria e prática em simulações imersivas
No último dia 22 de julho, alunos do Curso Superior de Tecnologia em Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) realizaram uma visita técnica ao Centro de Treinamento de Cirurgia Robótica do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. A atividade visita técnica proporcionou aos estudantes uma imersão no que há de mais moderno em tecnologia aplicada à saúde, integrando teoria e prática de forma inovadora. Destacamos a disponibilidade da Enfermeira Vanessa Amaral, responsável pelo Centro e pelos treinamentos dos médicos cirurgiões que recebeu os alunos, explicou todos os procedimentos, exigências e funcionamento dos equipamentos que fazem parte do Programa de Treinamento Robótico.
O grupo contou com o acompanhamento da professora doutora Rita Maria Lino Tarcia, vice-chefe do Departamento de Informática em Saúde (DIS/EPM), que organizou a atividade como parte do programa da Disciplina de Informática Aplicada à Saúde que ministra no curso. A Professora destacou a importância de iniciativas como essa na formação dos futuros profissionais da área: “A interação direta com ambientes de alta tecnologia amplia a compreensão dos nossos alunos sobre as possibilidades de atuação profissional, além de incentivar o pensamento crítico e a busca constante por inovação”.
Entre os estudantes presentes, Amanda Akemi Hirata, aluna do primeiro semestre do curso Superior de Tecnologia em Informática em Saúde, compartilhou sua experiência. "Foi, sem dúvida, uma experiência extremamente imersiva e enriquecedora. Estar em contato direto com uma tecnologia que por tanto tempo foi vista como 'coisa do futuro' nos trouxe a consciência de que esse futuro já é o nosso presente. A visita reforçou a importância de estarmos preparados e em constante desenvolvimento, pois a inovação avança de forma acelerada — e não nos espera para acompanhá-la", relatou Amanda.
Durante a visita, os alunos puderam conhecer de perto as instalações do Centro, os principais equipamentos utilizados no treinamento dos cirurgiões tiveram a oportunidade de vivenciar e experimentar equipamentos utilizados nas cirurgias robóticas, entendendo como as soluções em informática em saúde apoiam procedimentos de alta complexidade. Eles também participaram de simulações lúdicas, semelhantes a jogos, que são utilizadas como exercícios de treinamento e como testes de aptidão para profissionais que desejam atuar na área, experimentando a complexidade dos movimentos exigidos durante uma cirurgia assistida por robôs.
A experiência contribuiu para aproximar os estudantes das inovações tecnológicas que vêm transformando o cenário da medicina, além de estimular o interesse pela pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para a área da saúde.