Apresentado pelo professor Ivan Torres Pisa na Confluencia Sessions 2025, o projeto propõe um modelo de avaliação e desenvolvimento de competências digitais voltado à realidade do SUS
No dia 14 de outubro de 2025, o Grupo de Estudos Avançados em Tecnologia e Informação em Saúde com Foco em Populações Vulneráveis (Confluencia), do Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto (IEA-RP/USP), realizou a 2ª edição da Confluencia Sessions, com o tema “Literacy and Digital Health Transformation: Past, Present and Future”.
O evento, transmitido ao vivo pelo canal do IEA-RP no YouTube e realizado em inglês, reuniu especialistas do Brasil, Chile e Suécia para discutir os avanços, desafios e perspectivas da transformação digital em saúde e seu impacto na formação de profissionais e na inclusão de populações vulneráveis.
Representando o Brasil, o professor Ivan Torres Pisa, do Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (DIS/EPM/Unifesp), apresentou o projeto Inteligência Digital em Saúde. Durante sua exposição, o professor destacou os desafios de mensurar e promover a literacia digital em saúde em um país com as dimensões e desigualdades do Brasil. Explicou que o projeto IDs tem como objetivo avaliar as competências digitais de estudantes e profissionais de saúde, utilizando uma metodologia baseada em referenciais internacionais, como o Digital Intelligence Framework (DQ Institute, Singapura) e o IEEE Digital Intelligence Standard.
“O SUS Digital representa um desafio de escala e diversidade. Nosso objetivo é compreender o nível de inteligência digital dos profissionais de saúde brasileiros, para então oferecer trilhas de aprendizado personalizadas e acessíveis”, destacou Pisa durante sua fala.
O professor apresentou as três fases do projeto:
Avaliação da literacia digital de estudantes do curso de especialização em Informática em Saúde da Unifesp;
Desenvolvimento de um modelo de competências digitais em saúde, adaptado à realidade do SUS;
Criação do portal Teste IDs, uma ferramenta gratuita e aberta para autoavaliação de competências digitais, voltada principalmente para trabalhadores da Atenção Primária à Saúde.
O evento contou ainda com apresentações da professora Tashmi Karunaratne, do Royal Institute of Technology (Suécia), e de Viviana Torres, do National Center for Health Information Systems (CENS), no Chile. A moderação foi de Ricardo Ivanovich, e a abertura e o encerramento ficaram a cargo da professora Cristiane Galvão, coordenadora do grupo Confluencia.
Em sua conclusão, a professora Galvão destacou a importância de ampliar a colaboração entre países da América Latina e de fortalecer a educação digital em saúde como estratégia de inclusão e equidade.
“O professor Pisa trouxe uma contribuição fundamental ao mostrar como a Unifesp e o SUS estão produzindo conhecimento aplicado à transformação digital, com foco na formação contínua e na valorização dos profissionais de saúde”, ressaltou.
📺 O evento completo pode ser assistido no canal do IEA-RP/USP no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Ls-YIdOf4Ug