São Paulo, 31 de outubro de 2025 – Em uma iniciativa que promete transformar a educação médica, o projeto OSLER foi um dos selecionados para receber investimento através do Edital de Projetos 2025 da Associação Amigos da Escola Paulista de Medicina (EPM). A proposta visa criar uma plataforma de inteligência artificial para otimizar o aprendizado e a avaliação de médicos residentes e internos da EPM, uma das mais conceituadas instituições de ensino em saúde do país.
O projeto OSLER, nome que homenageia o médico canadense William Osler, um dos ícones da medicina moderna, propõe uma solução inovadora para um desafio histórico na formação médica: o acompanhamento detalhado e individualizado do desenvolvimento de competências. A plataforma utilizará registros de voz dos próprios residentes — garantindo total privacidade, sem dados clínicos ou identificação de pacientes — para mapear as habilidades técnicas e de comunicação desenvolvidas durante a jornada de formação.
A tecnologia de IA analisará esses registros para gerar relatórios de progresso, identificar pontos fortes e áreas que necessitam de aprimoramento, além de fornecer recomendações de estudo personalizadas. Para os coordenadores de residência, a ferramenta oferecerá dashboards completos, permitindo um acompanhamento mais eficiente e baseado em dados sobre o desempenho de suas equipes.
A iniciativa chega em um momento em que a inteligência artificial ganha cada vez mais espaço como uma aliada na educação médica global. Ferramentas de IA já são utilizadas para simular casos clínicos, personalizar trilhas de aprendizado e otimizar a preparação para provas. O projeto OSLER se alinha a essa tendência, focando em preencher uma lacuna específica no apoio à formação de especialistas.
O investimento virá do fundo patrimonial da Amigos da EPM, uma associação formada pela comunidade da Escola Paulista de Medicina que tem como missão apoiar financeiramente projetos de impacto acadêmico, científico e institucional. Em sua edição de 2025, o edital destinou R$ 250 mil para propostas que promovam o desenvolvimento do ensino e da vivência universitária. O processo de seleção incluiu uma apresentação pública dos projetos finalistas, conhecida como "Pitch Day", onde os proponentes defenderam suas ideias perante uma comissão avaliadora.
Com a aprovação, a equipe do OSLER poderá desenvolver e implementar a plataforma, com potencial de, no futuro, ser replicada em outras instituições de ensino médico no Brasil, fortalecendo a formação de novos profissionais de saúde com base em um modelo de excelência e inovação.