Entre os dias 25 e 27 de agosto, docentes, discentes e servidores vinculados ao Departamento de Informática em Saúde (DIS), da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), participarão das sessões do Congresso Acadêmico da Unifesp 2025, apresentando projetos e pesquisas que envolvem inovação, ensino, saúde digital, extensão e saúde coletiva. A seguir, uma síntese da participação do grupo em ordem cronológica das apresentações.
Sessão: Extensões EPM – I
Horário: 09h00 – 10h30 (manhã)
Local: Anfiteatro Clóvis Salgado – Edifício de Ciências Biomédicas – EPM
Trabalho: LABDIS e a disciplina Empreendedorismo e Inovação em Saúde: formação por projetos para desafios reais do sistema de saúde
Tipo: Extensão – Programas e Projetos
Autoria: Coordenação de Linda Omar Bernardes de Alvarenga
O projeto integra ensino, extensão e pesquisa aplicada ao propor uma disciplina que conecta estudantes de graduação e pós-graduação com desafios concretos do SUS e da saúde suplementar. Utilizando metodologias ativas como Design Thinking e Business Model Canvas, os alunos são estimulados a criar soluções inovadoras, consolidando o LabDis como um ambiente formativo e de conexão entre universidade e sociedade.
Sessão: Saúde Mental / Psicologia / Psiquiatria / Psicobiologia - I
Horário: 14h00 – 15h30 (tarde)
Local: Anf. José Laredo Filho – Edifício Manoel Lopes - 2º andar
Moderador: Gabriela da Silva
Debatedores: Luciano Rodrigo Lopes e Marcos Leite Santoro
Sessão: Pós-Graduação e Especialização
Horário: 14h00 – 15h30 (tarde)
Local: Escola Paulista de Enfermagem – Ed. Octávio de Carvalho
Trabalhos Apresentados:
Transformações Tecnológicas na Nutrição Hospitalar: avanços em gestão, segurança alimentar e educação permanente
Tipo: Pós-graduação
Autores: Rita Maria Lino Tarcia (orientadora), Aline Ramalho dos Santos (discente)
O estudo abordou como ferramentas digitais vêm transformando o setor de nutrição hospitalar, com impacto em segurança alimentar, gestão e formação de profissionais, incluindo desde softwares para dietas hospitalares até inteligência artificial aplicada à prática clínica.
Comunidades de prática virtual como estratégia para o desenvolvimento de nutricionistas: realidade emergente ou potencial subexplorado?
Tipo: Pós-graduação
Autores: Rita Maria Lino Tarcia (orientadora), Aline Ramalho dos Santos (discente)
Pesquisa de revisão narrativa sobre o uso de plataformas digitais (fóruns, WhatsApp Business, Moodle, entre outras) como estratégia de aprendizagem colaborativa, ainda pouco utilizada na área da nutrição, mas promissora para a formação profissional.
Sessão: Inovação – II
Horário: 14h00 – 15h30 (tarde)
Local: Anf. João Marques de Castro – Ed. de Anfiteatros (EPM)
Trabalho: Saúde pública genômica no SUS: implementação de ferramentas para coleta, manipulação e análise de dados
Tipo: Iniciação Científica – Outros fomentos
Autores: Janete Maria Cerutti (orientadora), Paulo Bandiera Paiva (coautor), Juliana Madeu Teixeira (discente), Kamily Akemi Tashiro Lencione (discente), Maria Sharmila Alina de Sousa (coautora), Carla Freire Escobar de Assis (discente).
O estudo apresentou a criação de um sistema para coleta e interoperabilidade de dados clínicos, genômicos e demográficos, associado ao projeto Vozes do DNA, visando fortalecer a ciência cidadã e a biocidadania no Brasil.
Sessão: Saúde Coletiva – II
Horário: 16h00 – 17h30 (tarde)
Local: Anf. Nader Wafae – Ed. Manoel Lopes – EPM
Trabalho: Avaliação da literacia digital de profissionais da Atenção Primária em Saúde
Tipo: Pós-graduação
Autores: Luiz Roberto Ramos (orientador), Ivan Torres Pisa (coorientador), Gilberto Vieira Branco (discente).
A pesquisa apresentou o Teste IDs versão 2024, instrumento gratuito de autoavaliação das competências digitais de profissionais do SUS, financiado pelo CNPq. O objetivo é apoiar gestores e equipes na ampliação da educação permanente em saúde digital.
Sessão: Inovação – II
Horário: 14h00 – 15h30 (tarde)
Local: Anf. João Marques de Castro – Edifício de Anfiteatros - 1º andar
Moderador: Camila Miyagui Yonamine
Debatedores: Linda Omar Alves Bernardes e Regina Yoshie Matsue
Sessão: Inovação – III
Horário: 16h00 – 17h30 (tarde)
Local: Anf. Clóvis Salgado – Edifício de Ciências Biomédicas – EPM
Trabalhos Apresentados:
Tecnologias vestíveis e o cuidado com a saúde da população idosa: uma análise evolutiva
Tipo: Iniciação Científica – Voluntário
Autores: Rita Maria Lino Tarcia (orientadora), Marcelo Nogueira Neves (coautor), Silvia Quiota (coautora), George Toshiaki Shinohara (coautor)
O estudo revisou a evolução dos dispositivos vestíveis voltados ao cuidado da população idosa e discutiu os desafios de inclusão digital para esse público.
Simulações médicas: história, tecnologia e inovação no ensino cirúrgico
Tipo: Iniciação Científica – Voluntário
Autores: Mathew Bueno Nunes (coautor), João Vitor Rosendo Santos (coautor), Rita Maria Lino Tarcia (orientadora), Gabriel Mendes da Silva (coautor).
Trabalho apresentou análise histórica das simulações médicas, desde práticas antigas até modelos avançados de realidade virtual e IA, destacando seu papel essencial no ensino seguro e inovador da prática cirúrgica.
Sessão: Ginecologia / Saúde da Mulher – III
Horário: 14h00 – 15h30 (tarde)
Local: Anf. Álvaro Guimarães Filho – Edifício de Anfiteatros – 1º Andar – EPM
Trabalho: Netnografia por meio das redes sociais: experiências de gestantes com obesidade e o desafio do cuidado pré-natal no Brasil
Tipo: Pós-graduação
Autores: Rosiane Mattar (orientadora), Claudia Galindo Novoa (coorientadora), Elizete Sampaio Araujo (discente).
O estudo explorou relatos em comunidades do Facebook sobre o pré-natal de gestantes com obesidade, revelando experiências de preconceito e lacunas na humanização do cuidado. O trabalho destaca a urgência de combater a gordofobia e aprimorar a assistência no SUS.
A participação dos docentes e discentes do DIS/EPM no Congresso Acadêmico da UNIFESP 2025 evidencia a pluralidade de temas sob investigação e prática no departamento – da ciência genômica à inovação em saúde digital, da nutrição hospitalar às simulações médicas, da extensão empreendedora às reflexões sobre equidade de gênero.